Últimas

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Gastronomia Tailandesa

A gastronomia Tailandesa é conhecia pelo seu exotismo e reconhecida como uma das melhores do mundo.

Alguns pratos que mal posso esperar para experimentar:

Nuea daet diao kaphrao thot, é frequentemente consumido com bebidas alcoólicas. Trata-se de carne seca, em seguida frita, misturada com manjericão frito crocante, e servida com um molho picante.
khao man kai, a versão tailandesa do arroz de frango Hainanese, não é encontrado com frequência nos restaurantes tailandeses ocidentais. Este prato consiste em pedaços de frango macios e suculentos por cima do arroz de jasmim temperado com caldo de frango, servido com um molho de pimentão.
Khao tom kui é tipicamente consumido no café da manhã e consiste num simples mingau de arroz, servido com vários acompanhamentos. Outras variações do prato incluem carnes e cebola verde.
Kai yang é originário do Laos e de Isan, região nordeste da Tailândia, no entanto, pode ser encontrado em toda a Tailândia. O frango é marinado e em seguida, grelhado em fogo baixo em uma chama de carvão vegetal por um longo tempo. É  servido com “som tum” e arroz pegajoso, num pequeno cesto de bambu.
Laap pet consiste em pato picado (servido cozido ou cru), tipicamente temperado com molho de peixe, suco de limão e outros aromáticos, misturado com pimenta e hortelã. O arroz pegajoso é o acompanhamento habitual.
Um dos pratos mais famosos do nordeste da Tailândia, sai krok Isan é uma salsicha fermentada com um distintivo sabor levemente azedo, feita a partir de carne de porco, alho picado e arroz glutinoso.
Uma das saladas mais populares da Tailândia, som tam é feita de papaia verde ralada misturada com limão, pimentão, sal, molho de peixe, e açúcar (para cortar a acidez).
kor moo yang não é o prato mais complexo em termos de ingredientes. Trata-se do pescoço do porco temperado e grelhado. Este, que também é  um prato originário de Isan, é servido geralmente com um molho à base de pimentão.
Este prato é servido tanto nos restaurantes quanto nas barracas de rua, sempre que as mangas estão na época.   
khao nia mamuang é feito de arroz pegajoso doce com mangas. O arroz glutinoso usado neste prato é tipicamente adoçado pela adição de leite de coco.

Mal posso esperar para provar esta comida que está considerada uma das melhores do mundo.