Últimas

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

El Gouna (Egito)

El Gouna é uma estância turística egípcia localizada no Mar vermelho a 20 km a norte de Hurghada. Começou a ser construída em 1990 e faz parte da Riviera do Mar Vermelho. Construida à semelhança de Veneza com uma rede de canais, alguns artificiais,  permite que muitos hotéis e casas tenham acesso a praias privativas. Alguns canais vão até centenas de metros para o interior. A maioria destes canais são atravessadas por pequenas pontes de pedra. Tem 18 hotéis e um hospital.

Marina de El Gouna

El Gouna é uma estância turística especializada em desportos aquáticos, incluindo mergulho, windsurf, kitesurf, esqui aquático, parapente e mergulho.
Há três áreas centralizadas em El Gouna, lojas habitação, bares e restaurantes na zona de Downtown, Tamr Henna e Marina Abu Tig. 

Vista do meu quarto. Ao fundo vê-se o inicio das montanhas em direção ao vale do Nilo

Estive hospedado no Sheraton Miramar El Gouna. As instalações são ótimas e o serviço muito bom. O luxo está patente em todos os pormenores. Com praia privativa e ancoradouro com serviço gratuito de transporte de barco para a Marina de El Gouna.

Entrada no complexo do Sheraton Miramar El Gouna

Roubaram-me o telemóvel, do quarto enquanto fui ao pequeno almoço, no 3ª dia de estadia. Quis chamar a polícia. O Hotel pediu-me para não o fazer e garantiu-me que o telemóvel apareceria. O telemóvel não me foi entregue, mas foi gentilmente deixado no cofre do quarto 1 dia antes da partida.

Vista dos canais de El Gouna

Chega-se a El Gouna através do aeroporto de Hurgada e depois de carrinha do hotel onde vamos ficar hospedados. 

Aconselho a contratar o hotel em regime de MP (normalmente pequeno almoço e jantar), de forma a fazer visitas adicionais. Hurghada, Luxor, deserto Sahara e ilhas e mergulho no mar Vermelho são os destinos mais usuais. Se for fazer essencialmente praia e relax, a PC compensa. Os brunchs no Hotel Sheraton Miramar são ótimos e podem ser servidos na piscina ou na praia (o hotel fornece tolhas de praia). O preço dos brunchs é acessível mas o mesmo não se pode dizer das bebidas em geral e que não estão incluídas.

Os restaurantes na Downtown são acessíveis. Os mais requintados, exclusivos e caros encontram-se na Marina Abu Tig.


A viagem a El Gouna e ao Egito deve ser evitada em meses como Julho e Agosto. As temperaturas médias rondam os 30ºc e com facilidade passam os 40ºc. A temperatura do mar no Inverno ronda os 21ºc e 28/30ºc no verão.